top of page

“Arqueologia de um Processo Criativo – Um livro Coreográfico” é a primeira publicação da Anti Status Quo Companhia de Dança de Brasília DF, escrito por Luciana Lara, diretora e coreógrafa da Companhia. O design gráfico do livro foi desenvolvido pela própria autora, diretora e coreógrafa da Companhia em parceria com o designer gráfico e parceiro de criações Marconi Valadares.

 

O livro é um registro poético-reflexivo, uma espécie de memorial imagético - crítico do processo criativo do espetáculo de dança contemporânea da Companhia chamado de “Cidade em Plano, sobre a relação do corpo com Brasília. O espetáculo é a oitava criação do grupo brasiliense, uma das mais criativas e atuantes companhias de dança   contemporânea do centro-oeste do Brasil.

 

A pesquisa artística que originou o espetáculo parte da reflexão sobre a influência da cidade no modo de ser e na visão de mundo de quem a habita. A Coreografia e a concepção da encenação se desenvolve como uma reflexão crítica, política, social e espacial sobre a cidade de Brasília, tecendo camadas e planos de entendimento e percepção sobre a capital do país.

 

O livro se destaca como publicação rara no mercado editorial de livros sobre dança no Brasil, se diferenciando tanto no conteúdo quanto na sua forma de apresentação. Palavras e imagens foram coreografadas para fazer dançar os pensamentos e a imaginação no ato de acompanhar um raciocínio de criação.

 

Como o próprio título faz intuir, a proposta é refazer o percurso criativo da construção de um espetáculo de dança contemporânea, revelando as motivações, escolhas, reflexões e procedimentos de sua criação. Elaborado com montagem entre Imagens metafóricas e escrita pictórica, o design se utiliza de recursos como colagem, manipulações de fotos, desenhos, gráficos e jogos visuais com a disposição espacial das palavras. Há uma narrativa visual e outra textual, onde suas interações mútuas multiplicam os sentidos semânticos, criando impacto visual polissêmico.

 

Outro diferencial da concepção da diagramação gráfica está na apresentação do conteúdo que simula o fluxo do pensamento, sem uma ordem cronológica, como em uma conversa informal onde um assunto puxa o outro, aproximando-se da forma como se dá a criação artística. É só abrir o livro e começar a ler a partir de qualquer página. A organização do conteúdo foi elaborada para que o livro possa ser lido em qualquer ordem, sem necessariamente seguir a ordem crescente dos números das páginas.

 

É indicado para público diversificado: criadores, artistas, pesquisadores, estudantes de artes, amantes da dança contemporânea e, também, para o público em geral que se interessa em conhecer um pouco mais sobre dança contemporânea sob a perspectiva da criação artística e da apreciação de espetáculos. Um DVD com o espetáculo acompanha a publicação, assim, mesmo quem não assistiu a uma apresentação de “Cidade em Plano“, pode apreciar o livro.

 

 

Ficha Técnica

 

Autora

Luciana Lara

 

Design gráfico

Marconi Valadares

Luciana Lara

 

Capa

Marconi Valadares

 

Foto da capa

Luciana Lara

 

Revisão

Suely Gehre

 

Fotos

Debora Amorim

Pedro França

Leo Kaju

Ake Borglund

Jorge Oliveira

Luciana Lara

Marconi Valadares

José Eugênio dos Santos

Mário Fontenelle

Fame Fotografene AS

Marcela Brasil

 

Editoração

Anti Status Quo Companhia de Dança

 

 

Desenvolvido por Seven

@2015 - AntiStatusQuo Cia de Dança

bottom of page