top of page

DALÍ, estreado no ano de 2000, Dalí é um espetáculo inspirado na vida e na obra surrealista do pintor catalão Salvador Dalí, um dos mais populares e polêmicos personagens do século XX. A companhia se interessou pela presença abundante das expressões que revelam o espírito humano nas obras surrealistas deste artista. O movimento surrealista acessou o inconsciente através das manifestações simbólicas, muitas vezes indecifráveis dos sonhos, uma busca pela utopia da liberdade da imaginação de qualquer escravatura racional, moral, estética, psicológica ou cultural.

 

A pesquisa de movimentos e da encenação deste trabalho se inspirou em elementos da comédia dell'arte, na dança flamenca, no butoh e na improvisação. O vocabulário de movimentações foi criado a partir de uma diversidade de estímulos da obra e da personalidade do artista, como o seu método paranóico crítico, o derreter dos corpos, o medo e fascínio pela morte, as relações amorosas, a experimentação, a libertação da imaginação. Uma coreografia que mergulha na releitura das visões de mundo de Salvador Dalí, procurando dialogar com universo pessoal e cultural dos artistas envolvidos na pesquisa.

 

A encenação faz uso de aparato cênico com troca de cenários suspensos, troca constante de figurinos, uso de objetos de cena e até um espelho d'água em consonância com a riqueza do detalhamento do estilo de Dalí. O cenário foi idealizado por Luciana Lara e Marconi Valadares  e confeccionado pelo artista plástico Andrey Hermuche. O figurino foram concebidos por Maria Carmen.

 

A trilha sonora teve um tratamento especial nesse novo trabalho, sendo lançada em CD na estréia do espetáculo. Composta por Cláudio Vinícios, a trilha foi criada junto com o espetáculo, estabelecendo inúmeras relações com a dança e se apresenta como um dos suportes do trabalho, um meio de expressão da percepção da companhia nesta pesquisa cênica. O espetáculo teve a sua montagem, em 2000, e temporada, em 2001, patrocinadas pela BrasilTelecom, através da Lei de Incentivo a Cultura/Ministério da Cultura. A temporada em 2001 incluiu uma turnê por algumas capitais brasileiras, como Goiânia, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.

 

Ficha Técnica

 

Direção Artística e coreografia

Luciana Lara

Direção de produção

Marconi Valadares

 

Coreografia

Luciana Lara em colaboração com elenco

 

Elenco:

Cleani Marques

Dani Couto

Danielle Renée

Gisele Calazans

Larissa Salgado

Leonardo Hernandes

Micheline Santiago

Pedro Martins

 

Elenco de apoio

Marina Maia

 

Iluminação

James Fensterseifer

 

Trilha sonora original

Cláudio Vinícius

 

Figurino

Maria Carmem

 

Concepção cenográfica

Luciana Lara e Marconi Valadares

 

Criação e confecção de pernas de pau

Handes Bonova

 

 

Criação e confecção de objetos e cenografia

Andrey Hermuche

 

Assessoria de imprensa

Andreia Boni

 

Fotos pré-produção e espetáculo

Mila Petrillo

 

Desenvolvido por Seven

@2015 - AntiStatusQuo Cia de Dança

bottom of page